Cadastre-se e receba ofertas exclusivas de Soluções de Crédito

4 Dicas de Empréstimo Consignado para Aposentados e Pensionistas

28 nov

4 Dicas de Empréstimo Consignado para Aposentados e Pensionistas

São várias as opções de empréstimos consignados disponíveis e escolher a melhor alternativa não é tão simples. Se você é servidor federal aposentado ou pensionista, conte com essas dicas que vão ajudar na escolha do empréstimo consignado para servidores.

Um empréstimo tem como objetivo ajudar a resolver imprevistos ou solucionar alguns problemas financeiros que são comuns em todas as idades, por isso o consignado para aposentados e pensionistas pode ser um importante aliado.

Por que o crédito consignado para aposentados e pensionistas é vantajoso?

O empréstimo consignado para aposentados e pensionistas, comparado a outras formas de empréstimo possui taxas de juros menores o que resulta em melhores condições para o servidor público federal aposentado.

Atualmente a taxa de juros do empréstimo consignado é de 2,08% ao mês, sendo 10 vezes mais barato que o cartão de crédito consignado.

Como funciona o crédito consignado dos servidores aposentados e pensionistas?

O crédito consignado tem parcelas mensais descontadas direto no benefício e nesta modalidade, ao contratar o empréstimo o valor é descontado direto da aposentadoria ou pensão.

O mesmo procedimento é aplicado para o cartão de crédito consignado, a única diferença é o valor descontado direto na folha corresponde a 5% da fatura. Esse valor se refere à margem consignável exclusiva para uso desse tipo de despesa.

O empréstimo consignado voltado aos servidores federais aposentados e pensionistas soluciona problemas emergenciais, resolve o pagamento de dívidas, quita o financiamento de um imóvel ou do carro.

O servidor aposentado ou pensionista que possuir o nome sujo ou negativado pode contratar o empréstimo consignado e limpar o nome e pagar até as dívidas mais caras.

Em até 72 meses, o empréstimo consignado pode ser pago pelo servidor público federal aposentado ou pensionista.

Confira as 4 dicas para escolher a melhor opção de empréstimo consignado

Para escolher o melhor empréstimo consignado ou cartão de crédito consignado para servidores aposentados e pensionistas, busque as melhores condições.

Como saber a melhor taxa de crédito consignado? Onde e como procurar essas informações? Qual a idade máxima de contratação permitida?

1- Compare as diferentes taxas de juros

A parcela de um empréstimo consignado contratado não é composta apenas pela taxa de juros, por isso o empréstimo contratado por servidores públicos aposentados e pensionistas também apresenta outros custos.

Antes de contratar o empréstimo, compare as diferentes taxas de juros e o custo efetivo total (CET), pois os custos podem ser maiores, mesmo quando a taxa de juros for baixa.

A taxa de juros nominal do empréstimo e do cartão do consignado para aposentados e pensionistas é regulamentada pela Portaria INSS nº 1.959, mas pode variar de acordo com a instituição financeira.

Fazer a simulação do empréstimo consignado permite comparar as taxas de juros e CET de diferentes bancos em uma única simulação.

2 – Verificar se a empresa está autorizada a realizar o empréstimo

Para evitar golpes de estelionatários o servidor público aposentado ou pensionista deve verificar se a empresa pode realizar o empréstimo, em geral, o servidor consegue contratar o serviço apenas em bancos autorizados para o empréstimo consignado.

É importante que não é necessário fazer nenhum depósito ou pagamento antecipado para análise ou liberação do crédito consignado.

3 – Conferir os prazos para pagamento

É importante que os servidores aposentados e pensionistas confiram o prazo de pagamento que pode ser parcelado em até 72 meses e de verificar as condições oferecidas pelo banco, caso o prazo seja maior a taxa de juros terá um valor maior a ser cobrado, se o prazo for menor o valor da parcela será maior.

Ao realizar a simulação do empréstimo consignado será possível simular os prazos e os valores das parcelas.

Como a margem do consignável para empréstimos é de 30% é possível contratar um novo empréstimo consignado para servidores aposentados e pensionistas quando for preciso e solicitar mais de um empréstimo ao mesmo tempo.

4- Verificar a idade máxima de contratação permitida

O empréstimo consignado para aposentados é realizado para servidores com 80 anos no máximo. A idade influencia no limite de crédito e no prazo de pagamento que pode ser liberado. Cada banco pode definir a sua política de crédito porque não existe uma lei que regulamente a idade em questão.

Edição: Sr Siape

Fonte: Ninteligentes

Receba as notícias antes dos demais Assinantes!

Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas

  • Chat Ao Vivo






    • captcha

    Escolha a forma de Contato

    4 Dicas de Empréstimo Consignado para Aposentados e Pensionistas

    by websitemix time to read: 4 min
    0