Cadastre-se e receba ofertas exclusivas de Soluções de Crédito

Empréstimo consignado ou empréstimo pessoal: Qual o melhor para seu bolso?

26 fev

Empréstimo consignado ou empréstimo pessoal: Qual o melhor para seu bolso?

Compare as vantagens e desvantagens de fazer um empréstimo consignado ou empréstimo pessoal e escolha a melhor opção para o seu bolso!

Se você já precisou pegar um empréstimo para cobrir uma emergência, provavelmente conhece o empréstimo consignado e o empréstimo pessoal. Nós separamos as principais características dos dois empréstimos para você encontrar qual é o melhor para o seu perfil.

Como funciona o empréstimo pessoal

Também conhecido como crédito pessoal, o empréstimo pessoal funciona assim: quando o crédito que pediu é aprovado, você recebe o dinheiro na sua conta corrente ou pode sacá-lo em algum caixa. O pagamento dessa dívida é feito com parcelas mensais, no prazo combinado em contrato.

Você pode usar o dinheiro do empréstimo pessoal para comprar qualquer tipo de bem ou serviço. Mas paga juros bem altos para o banco porque nesta categoria de empréstimo ele não possui uma garantia de pagamento, desta forma, para diminuir o risco de ter prejuízos o banco acaba aumentando a taxa de juros.

Como funciona o empréstimo consignado

Também conhecido como crédito consignado, o empréstimo consignado possui algumas restrições. Só pode solicitar esse tipo de empréstimo quem trabalha com carteira assinada, é funcionário público, aposentado ou pensionista do INSS. Mas quando você tem o empréstimo aprovado, também pode usar o dinheiro como quiser.

Uma das principais diferenças entre o empréstimo pessoal e o consignado está no pagamento da dívida. No consignado, o valor das parcelas sai mensalmente do seu salário ou aposentadoria antes mesmo de o dinheiro cair na sua conta. Ou seja, você é obrigado a fazer o pagamento todo mês, mesmo que tenha algum imprevisto. Outra diferença está no valor dos juros. Como o banco tem mais segurança em relação ao pagamento das parcelas, os juros do consignado costumam ser menores que os juros cobrados em um empréstimo pessoal.

Qual é melhor?

Se você faz parte dos grupos que podem fazer o empréstimo consignado, prefira esse crédito. Os juros são menores e você vai economizar bastante no final! Só para você ter uma ideia, a média da taxa de juros dos cinco maiores bancos para empréstimo pessoal é de 4,90% ao mês, contra 1,77% do empréstimo consignado do INSS.

Essa diferença significa pagar R$ 2.275,32 a mais em juros de um empréstimo pessoal de R$ 10 mil do que em um consignado do INSS (considerando pagamento em 12 meses – de acordo com taxas informadas ao Banco Central em 01/02/2019).

Fonte: Konkero

Aproveite e confira as opções de crédito disponíveis para você no Chat abaixo.

Receba as notícias antes dos demais Assinantes!

Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas

  • Chat Ao Vivo

    • captcha

    Escolha a forma de Contato

    Empréstimo consignado ou empréstimo pessoal: Qual o melhor para seu bolso?

    by websitemix time to read: 3 min
    0