whatsapp icone

Empréstimo Consignado 2 de julho de 2019

Principais dúvidas ao contratar um empréstimo

No momento em que se decide realizar o primeiro empréstimo consignado, podem surgir diversas duvidas. Conforme você encontra as repostas destas duvidas, que tomará a decisão em que banco ou instituição financeira irá contratar o consignado. Entretanto, quando você não encontra todas as respostas que necessita é provável que tome a decisão errada. Onde nesses casos poderá até perder dinheiro se prejudicando ainda mais. Qual o primeiro passo para contratar um consignado? Abaixo vamos listar algumas das duvidas mais comuns sobre este assunto. E como contratar seu empréstimo sem maiores dores de cabeça e com segurança. Ao decidir contratar um empréstimo, você deve analisar todas as modalidades antes de fechar um contrato. Caso decida pelo empréstimo consignado verifique qual a melhor taxa de juros.

Quem pode contratar um consignado?

Abaixo estão descritos quem pode contratar um empréstimo ou cartão de crédito consignado:
  • Aposentados e Pensionistas do INSS;
  • Servidores Públicos;
  • Militares;
  • Funcionários sob contratação do regime CLT;
Estas categorias conseguem obter taxas de juros mais baixas, além da contratação com desconto da mensalidade diretamente em folha de pagamento.

Como consigo quitar as parcelas todos os meses?

No caso do empréstimo consignado o desconto é realizado automaticamente todos os meses na folha de pagamento. Isto conforme a data e valores estabelecidos em contrato. Nesta modalidade não há necessidade de pagamento de boletos, somente em casos onde a margem do cartão consignado ultrapasse a 5%. Em situações deste tipo são geradas faturas adicionais para pagamento.

Qual a idade mínima para contratar um Empréstimo Consignado?

Tudo dependerá de sue cargo ou função, por exemplo, pra militares é necessário te no mínimo de 21 anos. Entretanto em outras categoria basta ter no mínimo 18 anos completos. Já o limite máximo é de 74 anos e 11 meses para servidores públicos e 69 anos para as demais categorias. É importante que você saiba que pessoas com a idade mínima como próximo da idade máxima podem ter uma margem e limite de crédito menor, que será analisada pelo banco ou instituição financeira.
Publicidade

Como funciona a margem consignável para empréstimo?

O empréstimo consignado poderá ocupara no máximo de 35% de sua renda mensal líquida. Sendo 5% desta porcentagem destinada para gasto com o cartão consignado. Você pode utilizar de forma conjunta o empréstimo e o cartão consignado, desde que não ultrapasse a margem total permitida. Você pode conter até 9 empréstimos consignados, contanto que sua margem não seja ultrapassada na soma dos mesmos.

Quais as taxas podem conter o empréstimo?

As taxas do empréstimo consignado possuem um teto máximo definido por lei. Para aposentados e pensionistas o valor máximo é de 2,08% e de 2,05% para servidores públicos ao mês. No caso de trabalhadores com regime CLT, a taxa é de 2,12% ao mês em média. Mesmo que esta taxa seja maior que algumas modalidades de convenio, ainda continua mais favorável que formas de crédito pessoal. Entretanto vale lembrar, que o valor que você pagara no final da divida conterá o Custo Efetivo Total. O CET nada mais é que a soma das taxas, imposto e encargos que podem estar inclusos no empréstimo.

Qual o prazo para pagamento total da divida?

Existem três prazos para pagamento, onde cada um é destinado a uma categoria.  Sendo 72 meses para aposentados e pensionistas, 96 para servidores públicos e até 48 meses para trabalhadores regime CLT. Entretanto, quanto maior o prazo para pagamento da divida maiores serão as taxas de juros cobrados no empréstimo.  Vale lembrar que sua margem também ficará comprometida durante este período.

Qual o processo e prazo para liberação do empréstimo?

Após assinatura do contrato é necessário que o órgão responsável por você autorize a contração do empréstimo através da averbação. Todo este processo estando efetuado o prazo médio para liberação é de 48 horas. Entretanto, vale verificar juntamente ao banco os prazos para esta liberação. A conta para transferia do valor deve estar em nome do titular do empréstimo independente de ser corrente ou poupança. No caso do cartão consignado o processo de liberação é o mesmo. No entanto este chegara a sua residência. Após obter as respostas de algumas das principais duvidas, veja se este é o momento certo para realizar o seu primeiro empréstimo.

Receba as notícias antes dos demais Assinantes!

Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas

Publicações relacionadas

Receba atualizações por e-mail