Cadastre-se e receba ofertas exclusivas de Soluções de Crédito

Você sabe o que é crédito consignado?

14 jun

Você sabe o que é crédito consignado?

Em algum momento você já deve ter ouvido falar sobre o crédito consignado. Entretanto poucos sabem como realmente funciona. Este é uma forma de empréstimo pessoal, com taxas mais baixas que as aplicadas pelo mercado. Mas será que ele serve para todas as situações? É isso que vamos lhe responder ao decorrer do texto.

O que é crédito consignado e quem pode solicitar?

Esta modalidade de linha de crédito a pessoa física, é destina para pessoa contratadas com carteira assinada, funcionários públicos ou até beneficiários do INSS. Neste caso o empréstimo está vinculado diretamente na renda do solicitante do crédito, já o que o valor das parcelas é descontado em folha. Por conta de fato um dos critérios para solicitar um consignado é estar dentro de uma dessas categorias.

Por conta deste processo de desconto das parcelas o órgão ou empresa torna-se responsável por repassar o valor para a instituição financeira que concedeu o crédito a seu funcionário. Deste modo não a possibilidade do cliente deixar de pagar o empréstimo.

Quais as vantagens e desvantagens do empréstimo consignado?

Vantagem: Por ter uma garantia de recebimento do valor concedido ao cliente, os juros são memores em comparação aos praticados no mercado. Isso ocorre, pois o desconto é programado e efetivado todo mês independente da vontade do contratante. Você pode conter até 9 consignados desde que não comprometa mais que 35% de sua renda.

Desvantagens: Caso a pessoa que tomou o empréstimo tenha um imprevisto e precise utilizar toda a sua renda disponível aquele mês, por exemplo, ela entrará no vermelho. Isso acontece, pois o pagamento não pode ser cancelado por nem um mês. O valor da parcela será descontado antes que você possa pensar em utilizar o valor para outra despesa, mesmo que urgente.

O funcionário de uma empresa privada que quiser solicitar um empréstimo consignado, precisa pedir aprovação para a área de Recursos Humanos de sua empresa. Existe o risco de que o pedido não seja concedido ou de que o valor oferecido seja limitado pela empresa. Neste caso especifico o risco da instituição concedente não receber o valor do empréstimo é maior, pois existe a possibilidade desta categoria ser demitida. Quando isso acontece o solicitante do empréstimo deve quitar imediatamente o valor restante das parcelas a serem pagas.

O crédito consignado é uma opção no meu caso?

Tudo dependerá se você se encaixa em alguma categoria apresentada no inicio deste artigo. Caso você não se encaixe a possibilidade de conseguir é nenhuma, mesmo que esteja com o nome limpo.

Entretanto, caso você não possa solicitar o consignado existem diversas outras formas de solicitar uma linha de crédito na categoria que você se encontra. Exemplo disto é o empréstimo pessoal através dos bancos que não deixa de ser uma forma simples e rápida de conseguir dinheiro. Muitas das instituições realizam esta analise para empréstimo online. Onde se for aprovado, você pode ter o dinheiro na conta em poucas horas.

Caso esteja em uma das categorias que podem solicitar o crédito consignado, você precisa analisar as condições de pagamento e se está disposto a comprometer parte da sua renda todo o mês, independente do que aconteça.

Com todas essas informações em mente, cabe a você decidir qual a melhor alternativa de crédito para ter dinheiro na hora que mais precisa. O importante é ter responsabilidade e planejamento para que o empréstimo, seja qual for, te ajude e não se torne um problema no futuro.

[chat_online][/chat_online]

Receba as notícias antes dos demais Assinantes!

Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas

  • Chat Ao Vivo

    [chat_online][/chat_online]





    • captcha

    Escolha a forma de Contato

    Você sabe o que é crédito consignado?

    by websitemix time to read: 4 min
    0