Mudança ocorre para aumentar segurança e agilidade na hora da contratação do empréstimo consignado pelo cliente.O Banco PAN lançou ontem o recurso de biometria facial como assinatura para quem contratar crédito consignado siape. A tecnologia traz mais segurança para coibir fraudes e eficiência, tanto para o consumidor, quanto para o banco.
A implementação dessa tecnologia aconteceu por etapas, sendo lançada em 10 lojas do PAN no início deste ano. Progressivamente foi expandida às 60 lojas e 6 correspondentes selecionados, ainda em processo de piloto. E desde ontem, 16 de abril, toda a rede parceira do PAN conta com esta inovação, segundo o comunicado divulgado pela instituição.A modernização no atendimento integra a estratégia do PAN em se tornar 100% digital.
Nos próximos dois anos, o aporte financeiro destinado à tecnologia chegará a R$ 150 milhões. “A ideia surgiu em 2016 quando pesquisamos qual deveria ser o modelo de assinatura do PAN e das vendas no varejo no futuro. As primeiras análises apontaram para o reconhecimento de voz ou de digitais, mas levando em consideração a acessibilidade do recurso, definimos que a biometria facial era a mais adequada para nossos clientes”, diz o superintendente executivo de produtos do Banco PAN, Artur Azevedo.
Publicidade
“O modelo tradicional de formalização está atrelado a custos de logística, impressão, análise e digitalização de papel. Por meio da novidade, estamos ganhando em eficiência de recursos”, afirma.A tecnologia proporcionará também maior robustez no processo de prevenção de fraude, garantindo maior segurança aos nossos clientes. Os números iniciais demonstram redução significativa do risco de fraude quando comparados à operação tradicional via papel, que já é considerada uma das mais seguras.
Tudo também foi desenvolvido para já atender à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPDP), que entrará em vigor em 2020.“Nosso time comercial das lojas e da rede de correspondentes serão beneficiados ao quebrarmos as barreiras físicas e ampliarmos a atuação de qualquer vendedor para o âmbito nacional. Deste modo, expandiremos a captação de novos clientes permitindo-nos originar e escalar ainda mais nossos negócios”, explica.
Aposentados e pensionistas são os principais públicos de crédito consignado. Com o desafio de lançar um recurso tecnológico a estes clientes, o PAN destinou esforços para levar a novidade em um formato ideal para eles. Tendo acessibilidade, usabilidade e experiência desses clientes como pré-requisito, foram testados 14 protótipos, até se chegar à versão atual que garantiu o pleno entendimento do processo pelos clientes, permitindo-os realizar o processo sem nenhum tipo de auxílio.“Envolvemos uma base de clientes aposentados nos testes dos protótipos.
Com isso, conseguimos garantir a simplicidade e transparência no processo de contratação de crédito e assegurar que este perfil de consumidor não necessitaria de auxílio para realizar a formalização digital”, diz.Expectativas No segundo semestre deste ano, a novidade chegará para outros produtos do Banco, como financiamento de veículos. Ainda em 2019, a expectativa é que 100% dos processos de contratação de crédito e abertura de conta deverão acontecer via biometria facial.
Publicidade
Publicidade
Receba as notícias antes dos demais Assinantes!
Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação em nosso site. Clique em Prosseguir
para estar de acordo com a utilização dos cookies. Para mais detalhes leia nossa
Política de Privacidade.