Diferente de outras formas de crédito pessoal, o empréstimo consignado é o único que possui o pagamento da mensalidade direto na folha de pagamento.
Ao contratar um crédito consignado, saiba que as parcelas mensais serão debitas no contracheque (para servidores) ou no beneficio (aposentados ou pensionistas).
Estes descontos são vigentes somente até o final do contrato. Nestas datas de pagamento, valor do desconto e período de pagamento deve estar explícito.
Por conta da forma de pagamento o empréstimo consignado só é fornecido para algumas categorias, tais como: Servidores públicos, aposentados, militares, dentre outras.
O fato de existir uma restrição que define somente algumas categorias como elegíveis, faz com que quem receba outros benefícios ou mesmo pensão não consigam este tipo de empréstimo.
No entanto, esta modalidade é uma das mais solicitadas e procuradas por possuir taxas de juros bem menores.
Veja as vantagens do desconto em folha do consignado.
O beneficio deste modelo de pagamento são para ambas as partes sendo banco e cliente.
Desta forma o banco consegue gerar uma economia de papel, além de possuir uma precisão sobre o valor a receber, já o cliente não corre o risco de pagar mais caro com os juros caso atrase o pagamento.
1 – Taxas de juros baixas
Os bancos e financeiras no momento de calcular a taxa de juros de um empréstimo levam em conta o risco que esta operação pode conter.
No consignado o risco é muito pequeno, pois o repasse das parcelas e realizado de forma antecipada. Os juros são os menores do mercado, pois a inadimplência também é.
Entretanto, é necessário que o órgão responsável pelo cliente realize a averbação do contrato para realmente efetivar o empréstimo.
No ato da contratação de um consignado são pré-fixados as datas e valores para parcelas. Na data que consta no contrato será descontado de seu salário, ou mesmo beneficio o valor da parcela.
Portanto, ao fim do mês o cliente receberá o salário que lhe era de direito, mas já descontado os impostos e outros encargos. Entretanto, se obtiver um ou mais empréstimos será menos também o valor da parcela.
Para não correr o risco de inadimplência os valores das parcelas são descontados antes mesmo do cliente receber seu salário mensal.
Caso a margem consignável esteja negativa pode ocorrer do pagamento da parcela do consignado não seja efetuada. Veja em qual situação isso pode ocorrer:
O empréstimo consignado é considerado como um desconto facultativo, mas existem os descontos compulsórios que são obrigatórios.
Um exemplo é o pagamento de pensão alimentícia, então nesta situação o consignado não pode ser descontado de forma completa caso utilize 30% da margem.
No entanto, caso isso ocorra comunique o banco prestador do empréstimo para renegociar a parcela ou empréstimo.
Ao contratar um empréstimo assume-se um compromisso financeiro como o banco, então é bom programar-se para não ter dificuldades de arcar com esta nova dívida.
Quando o cliente esta com a margem negativa o banco deve comunica-lo sobre a situação.
Diferente de débitos ligados à conta corrente você não entra no vermelho ou no cheque especial.
Planejar é sempre importante, então avalie suas dividas para manter dentro do valor que você consiga quitar todos os meses.
Contratar um empréstimo sem a devida necessidade pode fazer com que seu orçamento fique comprometido por um longo período sem necessidade.
As parcelas quitadas e o saldo em aberto, bem como a própria margem podem ser consultados de forma bem simples. Basta conferir no extrato do INSS, contracheque ou holerite.
Pra conferir se o desconto esta sendo feito de forma correta consulte seu contracheque ou extrato. É muito importante sempre verificar esta questão.