Realizar a quitação do consignado de forma antecipada pode mesmo assim trazer dividas. Entretanto, as instituições vêm facilitando este processo a cada dia.
Tomar a atitude de quitar uma divida poderá proporcionar alivio em questões de finanças pessoais. O fato de sobrar um valor maior no final do mês ajudará em outros projetos, por exemplo.
No decorrer deste artigo mostraremos como funciona e quando é mais adequado realizar a quitação do empréstimo.
A quitação nada mais é que efetivar o pagamento de diversas prestações do empréstimo, antes mesmo de seu vencimento. Desta forma a divida se torna extinta.
Dependendo do valor que o cliente tenha disponível, este poderá quitar a divida de maneira parcial ou total. Vele lembrar que este tipo de operação financeira é muito comum e não pode ser bloqueada pelo banco.
Para realizar este processo basta manifestar interesse e o valor disponível ao banco, fazendo com que o contrato seja liquidado antes data original, ao final deste processo de quitação.
O valor a ser quitado será o total que ainda resta para ser efetivado o pagamento. Podendo este ser apresentado em número de parcelas ou mesmo valores totais.
Quitar o consignado de forma antecipada gera desconto?
Ao pagar o empréstimo de forma antecipada, o montante a ser desembolsado será menor do que o valor somente no final do contrato.
Esta situação ocorre devido à retirada dos juros que estariam nas parcelas até o final do contrato, sendo isto contabilizado no momento do acerto (isto considerando o CET).
Este desconto que ocorre em relação aos juros é um direito de qualquer contratante e esta no CDC. Então atente-se a este detalhes e cobranças indevidas.
Antes de realizar o pagamento sempre verifique o valor real da divida de forma atualizada, pois assim conseguirá ter noção do montante necessário para quitara a divida.
Como descobrir o valor real da divida restante? Como pagar o restante do empréstimo consignado?
Para saber o valor real de sua divida será necessário entrar em contato com o banco que forneceu o empréstimo. Isto pode ser feito via telefone ou presencialmente (verifique esta condição com seu banco).
Após o contato o banco emitirá um boleto com o valor total das parcelas mais o desconto dos juros. Neste documento devem estar discriminados os valores de cada coisa.
O pagamento deste boleto deve ser realizado até a data estipulada no mesmo, pois caso isto não ocorra será necessário à emissão de um novo boleto que pode contem juros pelo atraso.
O pagamento da divida de forma antecipada é valido em qualquer modalidade de empréstimo consignado.
No momento que é constatado a quitação do empréstimo, o contrato é desaverbado e a margem do cliente volta a ser liberada. Todo este processo pode durar de 3 a 5 dias úteis.
Desta forma o cliente estará livre para realizar um novo empréstimo, além de não tem mais descontos em folha ou beneficio.
Em qual situação é recomendado quitar o empréstimo ?
Caso consiga economizar o valor necessário ou até mesmo o surgimento de um dinheiro extra é valido quitar a divida do empréstimo consignado.
Entretanto, analise se isto não prejudicará o pagamento de outras contas de seu cotidiano.
Em momentos que precise de margem ou limite para o consignado, considere quitar a divida mesmo que parcialmente.