Se tratando de linha de crédito pessoal o empréstimo consignado tem se tornado um dos mais solicitados no Brasil.
A forma como é realizado o pagamento das parcelas é uma das principais vantagens do consignado. Este comparado com outras linhas pode chegar o valor total até 10x menos.
É importante saber que as taxas de juros possuem um limite máximo determinado por lei. Por este motivo que a modalidade do consignado torna-se vantajosa.
Qual a taxa do consignado?
Existem três máximas de taxas de juros sendo uma para cada categoria: 2,08 % para aposentados e pensionistas, 2,05% para servidores de todas as esferas.
Entretanto, militares e trabalhadores com regime CLT possuem taxas próximas de 2,50% ao mês. Porém, isso ainda pode varias de acordo com cada banco.
Desta forma, simular um empréstimo com mesmo valor, mas em modalidades diferentes lhe apresentará valores divergentes entre propostas.
Abaixo estão alguns dos motivos que proporcionam ao consignado possuir as menores taxas do mercado.
No mercado financeiro existem diversas opções de crédito, por este motivo é importantíssimo que você saiba as diferenças dentre elas.
Um dos critérios que devem ser utilizados para avaliar um empréstimo é analisar a taxas de juros vigentes, pois como mencionado anteriormente pode variar muito entre modalidades
1 – Pagamento realizado de forma automática
No momento da contratação de um consignado o cliente permite juntamente com o órgão responsável a averbação do contrato e assim o desconto automático das parcelas.
Desta maneira, o banco ou instituição financeira obtêm uma garantia de pagamento das parcelas seja integral ou parcialmente. Pra quem possui cartão consignado este funciona da mesma forma.
2 –Risco menores de inadimplência
No consignado à forma de pagamento das parcelas faz com que a inadimplência seja menor. Tornando o risco para os bancos bem menor do que em outras modalidades.
Por este motivo, as instituições financeiras, conseguem deixar as taxas de juros menores em relação ao mercado.
3 – Utilização da margem consignável
O empréstimo consignado determina uma margem de até 35% que pode ser utilizada em relação ao valor líquido do salario, sendo esta descontada em folha nas datas definidas em contrato.
Esta margem foi estipulada para evitar o endividamento dos clientes que possuem o consignado. Vale ressaltar que o não é possível contratar mais crédito.
A margem é dividida da seguinte forma: 30% é destinado para o empréstimo consignado e 5% exclusivo para fatura do catão consignado.
4 – Isenção de taxas de juros adicionais
Como o pagamento é realizado de forma automática, não há cobranças de juros adicionais ou mesmo multas por atrasos.
A taxa de juros existente no consignado faz parte do CET da operação financeira. Desta forma com juros menores o custo efetivo total do empréstimo também será menor.
O que considerar quando for contratar um Empréstimo Consignado?
Assim como qualquer empréstimo, o consignado também tem algumas condições que podem variar entre um banco e outro. Isso ocorre em função da política de crédito de cada instituição.