Saber controlar as finanças do dia a dia pode ser muito complicado para algumas pessoas. Principalmente com a quantidade de produtos ofertados todos os dias.
Deste modo é fundamental realizar um planejamento e que este seja aplicado de forma efetiva.
Desta forma não havendo um controle, torna-se fácil tomar decisões erradas com juros abusivos por vezes. E é neste momento que suas dividas podem se tornar uma bola de neve.
Quais os motivos que levam a uma dívida?
Os motivos pelos quais as pessoas se endividam são diversos. Entretanto, um dos principais é a falta de planejamento financeiro.
Adquirir contas com juros altos, parcelas no cartão por muito tempo são sinais de que as finanças não andam bem.
Porém, a facilidade de contratar uma linha de crédito de forma rápida e fácil vem aumentando com os anos. Entretanto, atentar-se aos juros é mais importante que valor do empréstimo.
Veja algumas situações que podem acarretar o endividamento.
Não planejamento das finanças
É muito importante obter controle sobre todos os gastos do menor ao maior, pois sem isto será fácil viver sem dinheiro.
Pode não aparentar, mas aquele salgado consumido todos os dia quando não planejado, pode negativar o orçamento no final do mês fazendo com outras contas deixem de serem pagas.
Criar dívidas sem necessidade, demonstram que é preciso uma mudança nas atitudes e educação financeira.
Emergências podem surgir quando menos esperamos. E normalmente não estamos preparados para a mesma.
Em momento como este é comum que se contraiam dívidas para arcar com despesas. Entretanto, é neste momento que surge o perigo.
São nestas situações que muitas pessoas acabam contratando a primeira linha de crédito que surge, sem mesmo analisar a proposta.
Contudo, esta situação poderia ser amenizada com o simples ato de possuir uma reserva financeira para emergências.
É importante analisar todas as suas contas e os juros que cada uma contem, desta forma se tornará mais fácil realizar um planejamento.
Adquirir um empréstimo consignado pode ser uma alternativa neste momento para quitar as dívidas com os juros mais altos.
Este modelo de empréstimo contem os juros mais baixos do mercado compensando a sua contratação para organizar as finanças.
Em caso de endividamento analise todas as linhas de crédito antes de contratar. Como já citado anteriormente o empréstimo consignado é a mais viável nestas situações.
Entretanto é importante que saiba o consignado está disponível apenas para algumas categorias como: servidores públicos, aposentados e pensionistas, militares e trabalhadores com CLT.