Se está pensando solicitar um empréstimo, existem várias opções no mercado. Algumas dessas linhas de crédito são destinadas a públicos específicos, outras são direcionadas a um público maior, mediante análise de crédito.
Por isso, é fundamental saber a diferença entre empréstimo consignado, empréstimo pessoal e empréstimo com FGTS para avaliar qual o melhor crédito para o seu caso.
Pensando nisso, fizemos uma matéria para explicar as características de cada modalidade e mostrar as diferenças.
O que é Crédito consignado
O empréstimo consignado é o crédito aonde o valor das parcelas é descontado diretamente no salário ou benefício do cliente. Esse desconto acaba se tornando uma garantia para a instituição bancária, deixando esse tipo de empréstimo com suas taxas mais baixas que muitos tipos de crédito convencionais.
O valor das parcelas é calculado conforme disponibilidade da margem consignável. Como o desconto das parcelas é realizado no holerite ou folha de pagamento, o cliente não precisa se preocupar em pagar boletos. Caso desejar, é possível antecipar as parcelas e até a quitação do empréstimo - nesse caso, é necessário entrar em contato com a instituição para saber como proceder.
Empréstimo FGTS
A mais nova forma de contratar crédito, realiza a antecipação do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Por se tratar de um crédito com garantia, isso possibilita que suas taxas sejam mais baixas do que de outros tipos de empréstimos.
O saque-aniversário do fundo de garantia foi criado pelo governo federal no ano de 2020 para quem escolher sacar parte do valor que já possui em sua conta do FGTS todo ano, no mês do seu aniversário.
O empréstimo FGTS antecipa seus saques-aniversário dos próximos anos e, como garantia, bloqueia esses valores da sua conta do FGTS.
O pagamento é feito anualmente, no mês de aniversário, através de uma transferência automática do valor bloqueado do saque-aniversário para o banco no qual o cliente solicitou o empréstimo. Nessa modalidade, o cliente antecipa 7 anos do saque-aniversário.
Empréstimo pessoal é um tipo de crédito disponibilizado para pessoas físicas, que não exige o oferecimento de garantia. Por isso, geralmente suas taxas são mais altas do que as dos empréstimos consignado e FGTS, por exemplo.
As parcelas são ser pagas pelo cliente na data de vencimento acordada na hora da contratação, por meio de boletos, ou, por meio de débito em sua conta corrente.
O crédito é disponibilizado, a princípio, para qualquer pessoa que seja aprovada na análise de crédito, realizada pela instituição financeira. As condições podem variar de uma instituição para outra.
Depois de entender como funcionam cada uma das modalidades de empréstimo, vamos citar algumas diferenças entre eles.
Agora que você já sabe sobre as diferenças entre essas três modalidades, pode avaliar e colocar na ponta do lápis qual é a melhor opção para você e seus planos.